domingo, 12 de julho de 2015

Resenha #10: Conto "Redenção - Metrovinos: A Origem"

Redenção - Metrovinos: A Origem
Autor: M.A. Costa 
Plataforma: Amazon
Número de páginas: 20
Lido em: Junho de 2015                                                  
Nota: 
 4 SUBMERSOS (ÓTIMO)

Sinopse: Este conto narra as primeiras 72 horas após o Grande Terremoto de Xangai em 2108. Conta a luta pela sobrevivência de um homem aprisionado nos escombros. Escombros que se tornariam a morada de milhares de chineses contribuindo para uma sociedade que 300 anos depois seria denominada ‘metrovina’. 



       Olá! Quem pediu resenha nova? Bem, venho agora com a de um conto derivado do sci-fi Redenção, do autor M.A. Costa. Ele narra os acontecimentos antes do livro, falando sobre as 72 horas após o Grande Terremoto de Xangai, em 2108, mencionado no capítulo "Metrovinos" do romance. O conto se chama Redenção - Metrovinos: A Origem, e promete fisgar o leitor do início ao fim.
       Quem leu Redenção - livro um: Legionella, provavelmente recorda-se dos metrovinos, pessoas de uma sociedade secreta, sobrevivente de um terrível terremoto, de 8.1 na escala Richter, ocorrido em Xangai, abalando milhares de pessoas na estação de metrô. Através desse maravilhoso conto, compreendemos como aconteceu tal terremoto e conhecemos um sobrevivente, que com sua inteligência faz de tudo para manter-se vivo.


No centro da Cidade Velha o tremor veio como um dragão furioso acordando que, descobrindo estar acorrentado, rugiu e rasgou a terra para dar espaço a sua escapada . O chão abriu por meio quilômetro quadrado tragando de uma só vez o hospital público já vazio e a escola primária onde os últimos professores corriam para os abrigos. Aí está uma lição que eles não poderão contar aos alunos sobreviventes
        Com uma escrita criativa e cativante, Costa vai nos dando detalhes da grande catástrofe, ressaltando o medo, o pavor, a aflição entre as pessoas. A narrativa me fez sentir a própria Morte, observando suas vítimas com naturalidade. Me fez refletir sobre a vida e como a mesma é frágil e passageira.
        E então nos envolvemos com o personagem que, por sorte, sobreviveu ao terremoto. Acompanhamos suas habilidades em conseguir sair do local onde se encontra e procurar uma luz no fim do túnel. Nos preocupamos com ele, sentimos o que ele sente ao se deparar com os corpos e mais corpos ao seu redor.


O instinto de sobrevivência é o mais poderoso dos instintos humanos e, também, o mais egoísta.

No vagão retorcido, destruído, começa a remexer os mortos. O cheiro de corpos inertes já ocupa o espaço. Os braços e pernas começam a enrijecer. Mesmo nesta escuridão os insetos acham seus destinos e moscas já estão fazendo suas danças macabras por sobre as carcaças.
E a estória conclui com uma fala que nos faz pedir respostas. Tentamos passar as páginas, mas descobrimos que o conto acabara. Porém, um passarinho me contou que haverá outros contos, e que em breve, juntos, formarão uma antalogia em livro físico! Enquanto não acontece, que tal ler "Redenção - Metrovinos: A Origem"?


O sangue em suas veias entra em ebulição, o coração fibrila, o cérebro para. O inferno na Terra apenas começara.
Onde comprar: Amazon

VEJA TAMBÉM: Resenha de Redenção - livro um: Legionella
                               Entrevista ao autor M.A. Costa





Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Redenção já conquistou meu coração antes mesmo de ler, tenho certeza que esse deve ser um ótimo conto :)
    http://www.desconfigurando.com/

    ResponderExcluir