sábado, 6 de junho de 2015

Resenha #6: O Bisturi de Ouro

O Bisturi de Ouro
Autor: Chaiene Santos
Editora: Novo Século
Número de páginas: 206
Lido em: Maio de 2015

O Bisturi de Ouro
    Nota:

Sinopse: O Bisturi de Ouro - Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.
No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. 
O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. Este mata a pessoa que Eduardo mais ama na vida e depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.


        O livro O Bisturi de Ouro, do autor parceiro Chaiene Santos, é um romance policial que narra uma estória de superação marcada por momentos eletrizantes, fazendo-nos dependentes de respostas. 
        A trama inicia no ano de 1975, com um Eduardo pré-adolescente. O garoto mora na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro, com os pais, Catarina e Roberto, e seus irmãos, Anabela e Francisco. A família é humilde, porém com amor e dedicação empenha em manter-se forte e estável.
        Mediante a pobreza, Eduardo está destinado a trabalhar nas fábricas, assim como seu pai. Porém, o garoto guarda o sonho de tornar-se um médico, desejo esse motivado pela mãe. Ao longo das páginas, acompanhamos o menino em sua trilha para o sucesso.
       Com uma memória incrível e imaginação fértil, ele é um aluno muito esforçado e estudioso. E então vamos conhecendo esses obstáculos enfretados pelo protagonista, entre eles a condição financeira, as distâncias e, claro, os conteúdos dos exames. 
 Contudo, nada o impediria de seguir seu coração até a faculdade de Medicina. Absolutamente nada.

Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de  vida, o sonho  e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e seguir adiante.
       Um fato trágico ocorre na família de Eduardo, criando no coração do menino um sentimento de ódio e um desejo ardente de vingança. Mas será que ele se renderia a esse desejo? Ou com suas forças tentaria buscar o perdão?
       Apesar da persistência em ingressar na faculdade de Medicina, a mente dele sempre ruma para o assassino de Você-Não-Sabe-Quem. A polícia não ajuda muito, e o ódio cresce mais e mais. Sem contar, um perseguidor mascarado atormentando sua vida (capa).

O mascarado espancou a face direita de Eduardo, pegou o maçarico e o aproximou do rosto do jovem, que sentiu o calor lhe ardendo os olhos. Um cheiro de cabelos queimados chegou ao seu olfato. De repente, um barulho de alguém se aproximando. A pessoa largou o maçarico aceso no chão e correu em retirada.
       A premissa do livro é extraordinária. Com uma escrita cativante, o autor nos introduz em um Brasil de décadas atrás onde um jovem que tinha tudo para ser mais um entre milhões se torna um grande homem. Uma trama sobre evolução social com generosas pitadas de mistério, suspense, drama e romance. Porém, achei que faltou um pouco mais de ação. Ele poderia ter desenvolvido a estória para um lado mais sombrio, se assim que quisesse, mas quem sou para opinar nas escolhas de um escritor? O final é eletrizante, tendo uma brecha para uma possível continuação (espero que haja).
       Recomendo a obra de Chaiene Santos para você que está em busca de uma leitura diferenciada e única, ou para você que procura conhecer a situação brasileira de antigamente de forma interessante, ou você que simplesmente decidiu perder o fôlego ao submergir nas palavras de uma verdadeira obra de arte!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Não sou fã de romances policiais, mas gostei muito da capa do livro do Chaiene e da história, acho que vale a pena dar uma conferida. A resenha também contribuiu para atiçar a vontade de conhecer a obra. kkkkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir