quarta-feira, 17 de junho de 2015

Entrevista #1: M.A. Costa

       Olá, submerso! Para sair um pouco da rotina, resolvi entrevistar o "Asimov brasileiro", M.A. Costa, autor da série distópica Redenção. Essa entrevista você confere agora.

.Como surgiu a ideia de escrever um sci-fi?  
Costa: Sempre sonhei com este momento e, finalmente a hora chegou.

.Você encontrou alguma limitação durante o processo de escrita do livro? Por exemplo, receio de o público não gostar de determinado detalhe ou coisa do gênero? Em algum momento o achou defeituoso?
Acho que o escritor sempre tem medo dos leitores não gostarem da sua escrita mas não podemos cair na armadilha de tentar agradar a todos. Tentei apenas escrever o que eu achava correto na torcida que o público gostasse.

.Creio que todo autor possui uma inspiração. Qual ou quais escritores te inspiraram a embarcar no universo da literatura?
Muitos e muitos. Dos autores de ficção científica gosto muito do Azimov e H.G.Wells. Dos mais atuais adoro o estilo do Stephen King e a narrativa rápida do Dan Brown.

.Há algum personagem de REDENÇÃO baseado na sua personalidade? Digo, um personagem que seja puramente o M.A. Costa? 
Não (risos). O Peter Brose é virginiano como eu. Um nerd, como eu mas acho que só.

.O que você mudaria em REDENÇÃO? Há algo que se arrepende de ter escrito ou de NÃO ter o feito?
 Não me arrependo de nada mas estou colhendo feedback dos leitores para fazer a a continuação mais interessante ainda. Por exemplo: teremos mais romance no livro 2.

.Qual das distopias atuais você mais gosta? 
Jogos Vorazes me atrai bastante pela construção da sociedade, seus problemas e soluções (erradas) encontradas. 

.Após a publicação do livro 2 e 3, você pretende escrever um spin-off
Na verdade decidi escrever contos de apoio à estória de REDENÇÃO. Estes contos vão contar estórias não abordadas nos livros.

.Gostaria que sua obra fosse adaptada aos cinemas?
Sem dúvida. Quando escrevi-a pensei o tempo todo em "como esta cena ficaria no cinema". Acho que assim consegui dar mais plasticidade às cenas.

.Faria alguma mudança em sua personalidade?
Seria menos teimoso e crítico se pudesse (risos).

.Defina REDENÇÃO em três palavras.
Um sonho realizado.

.O que mais te admira no Peter, e quais os seus defeitos?
Admiro a honestidade com os amigos, com a companheira. Não gosto das dúvidas que ele tem, dos medos.

.Como você reagiu ao sucesso do conto "Redenção: Metrovinos A Origem" na Amazon, levando em conta que o mesmo bateu o recorde entre as distopias?
Foi uma surpresa. Eu não esperava isto mas, logicamente,  fiquei muito feliz.

PING PONG

Um filme? Serve série de TV (bom, é filme também)? Star Trek
Um personagem? Capitão Kirk 
Uma qualidade? Perfeição
Uma citação?  Do meu livro:  Acredite nos seus sonhos e não esmoreça mesmo nas maiores adversidades.
Uma comida? Feijoada
Um sonho? Ver o filme de REDENÇÃO
Um medo? Da morte

       Bem, amigo, é isso. Que tal conhecer as obras do autor? 


-Onde comprar:
.Redenção - livro um: Legionella: LIVROS ILIMITADOS, SARAIVA
.Conto Redenção: Metrovinos A Origem: AMAZON
.Conto Adalberto: AMAZON

Até a próxima!



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Nossa, que legal, adorei a entrevista, perguntas super criativas. Não conhecia os livros dele, é sempre bom conhecer autores e livros novos, ainda mais quando é nacional (será que ele vai à bienal do Rio esse ano?). Fiquei com vontade de ler, estou nesse fase de distopia então com certeza essa ta na minha wishlist!

    http://letrasnoarmario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. M. A. Costa é um grande autor e pessoa, super gente fina e escreve muito bem. Mal posso esperar pela continuação de Redenção, não me conformo com a forma como ele acabou o primeiro livro e não nos trouxe as respostas ainda. kkkkk

    Autor de A Página Certa
    www.laplacecavalcanti.com

    ResponderExcluir
  3. Lindo segui lá,meu nome está como Mary Martins. retribui ? www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir